Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

vagaroso

vagarosovagaroso | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

va·ga·ro·so |ô|va·ga·ro·so |ô|


(vagar + -oso)
adjectivo
adjetivo

1. Que anda ou age devagar. = DEMORADO, LENTORÁPIDO, VELOZ

2. Que é feito com calma ou sem pressa. = PAUSADO, SERENOAPRESSADO

3. Falto de diligência ou de desembaraço.ÁGIL, DESEMBARAÇADO, DESPACHADO

4. Que mostra falta de decisão. = FROUXO, INDECISO

Plural: vagarosos |ó|.Plural: vagarosos |ó|.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "vagaroso" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Com o andar vagaroso dos aborígenes..

Em Deriva das Palavras

Com o fim de semana à porta, ideias para um pequeno almoço vagaroso de fim de semana são sempre bem vindas!!

Em As minhas Receitas

relógio lhes pareceu mais vagaroso , tanto que deu a primeira, sem aguardarem a última, arrebatados do generoso impulso...

Em Estação Cronográfica

vagaroso , os avós podiam contar como então tinha sido sem que os netos se...

Em TEMPO CONTADO

Os amigos são assim fazem grandes viagens fazem músicas que já passam na rádio fazem filhos e sopas de pacote fazem filas nas repartições de finanças fazem pequenas hortas no terraço fazem trinta anos mas no fundo estão ainda de giz na mão a separar as palavras graves das palavras esdrúxulas estão ainda nalgum canto escuro…

Em #poesia
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou tentando descobrir a abreviatura de meritíssimo, mas não encontro no site. Será que não estou sabendo procurar?
Como abreviatura de meritíssimo, adjectivo usado no tratamento ou referência a juízes, é possível utilizar M.mo ou MM. Para o feminino, as formas M.ma ou MMª são possíveis, embora também se use MM, sem qualquer índice a indicar o feminino.



Tenho uma dúvida persistente sobre a pronúncia de algumas palavras que mudam a pronúncia do /ô/ por /ó/, como em ovo e ovos quando no plural. Existe alguma regra que me ajudaria nisto, haja visto que procurei em alguns dicionários e não encontrei referência alguma? Minhas maiores dúvidas são com respeito ao plural das palavras rosto, gostoso e aborto.

A letra o destacada em rosto(s) e em aborto(s) pronuncia-se [o] (no alfabeto fonético, o símbolo [o] lê-se ô), vogal posterior semifechada, como a letra o da primeira sílaba de boda(s). Nestes casos, e contrariamente ao caso de ovo/ovos, não existe alternância vocálica entre o singular e o plural (a este respeito, veja-se a resposta plural com alteração do timbre da vogal tónica).

No caso de gostoso, há uma ligeira diferença entre a norma portuguesa e a norma brasileira: em Portugal a primeira sílaba pronuncia-se g[u]s- e no Brasil pronuncia-se g[o]s- (lê-se ô), quer no singular quer no plural. Por outro lado, e tanto no português europeu como no brasileiro, as palavras formadas com o sufixo -oso [ozu] (lê-se ô) alteram no plural para -osos [ɔzuʃ] (lê-se ó): assim, em Portugal pronuncia-se gostoso [guʃ'tozu] no singular e gostosos [guʃ'tɔzuʃ] no plural; no Brasil lê-se gostoso [gos'tozu] no singular e gostosos [gos'tɔzus] no plural.

Existem dicionários, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) ou o Grande Dicionário – Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004), que possuem transcrição fonética, geralmente de acordo com a norma de Lisboa e do Centro, de quase todas as palavras a que dão entrada (no caso do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências também são transcritos plurais com alternância vocálica ou com outras irregularidades fonéticas), pelo que poderão constituir um instrumento de apoio para a resolução de dúvidas como esta.


pub

Palavra do dia

mor·cas |ô|mor·cas |ô|


(espanhol morca, borra do azeite)
nome masculino de dois números

1. [Informal, Depreciativo]   [Informal, Depreciativo]  Pessoa preguiçosa ou sem iniciativa. = BANANA, MANDRIÃO

2. [Informal, Depreciativo]   [Informal, Depreciativo]  Pessoa que mostra falta de inteligência. = IDIOTA, IMBECIL, INHENHO, LORPA, PARVO


SinónimoSinônimo Geral: MORCÃO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/vagaroso [consultado em 17-01-2022]