Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

vade-retro

vade-retrovade-retro | interj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

va·de·-re·tro |vádè-rètru|va·de·-re·tro |vádè-rètru|


(latim vade retro, cai para trás, vai embora, de vade, forma do imperativo de eo, ire, ir + retro, para trás)
interjeição

Indica desejo de que algo ou alguém se afaste. = ABRENÚNCIO

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

é que este gajo está a dizer?” por muito que o tente. O pior dos pesadelos está prestes a concretizar-se para os mais conservadores norte-americanos. Uma mulher, preta, no Supremo. Vade retro !

Em Devaneios a Oriente

ilusão- uma criação do diabo. E, para não incorrer em maiores tentações vade retro satanás- aqui acabo! Ilustração: Twitter.

Em Viva a Poesia

paz de alma… Poupem Sua Excelência. Com vista a evitarem-lhe o dissabor de, para o ano, ele vir informar a malta de que os professores portugueses são dos piores do mundo; porque perderam as famigeradas esperanças… vade retro Satana! 06. Em síntese: não sendo possuído de certezas como o é o Presidente

Em A Quinta Lusitana

refere à censura salazarista, pois que agora outra melhor, mais objectiva e eficiente Censura se agiganta e … nos encanta! Esconjuro, indignado: vade retro , Satana!

Em A Quinta Lusitana

, proclamarem: Cesse tudo o que de exultante se refere à censura salazarista, pois que agora outra melhor, mais objectiva e eficiente Censura se agiganta e … nos encanta! Esconjuro, indignado: vade retro , Satana!

Em A Quinta Lusitana
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




Gostaria que me esclarecessem se a palavra talhagem pode ou não ser utilizada. Utilizamos esta palavra em metalomecânica pois, além de vários outros equipamentos robotizados de maquinação industrial de peças de precisão como tornos de comando numérico CNC, rectificadoras, robôs de soldadura, temos uma talhadora e costumamos designar o trabalho realizado por esta máquina de talhagem, mas ainda não o encontramos em nenhum dicionário.
A palavra talhagem segue as regras de boa formação da língua portuguesa; é formada a partir do verbo talhar a que se junta o sufixo -agem, que pode exprimir a acção do verbo. A palavra não se encontra registada em nenhum dos dicionários ou vocabulários consultados, tanto portugueses como brasileiros, mas isso não interdita o seu uso; no entanto, para o mesmo significado geral de acto ou efeito de talhar encontram-se registadas em vários dicionários as palavras talha, talhadura, talhamento ou talho, que podem ser alternativa, sendo que em talha e talho se encontram registadas acepções específicas relativas ao corte de metal.
pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/vade-retro [consultado em 20-05-2022]