Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

urdem

3ª pess. pl. pres. ind. de urdirurdir
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ur·dir ur·dir

- ConjugarConjugar

(latim ordior, -iri, começar a tecer)
verbo transitivo

1. Dispor (os fios da teia) para fazer o tecido.

2. [Por extensão]   [Por extensão]  Tecer; fiar.

3. [Figurado]   [Figurado]  Planear uma acção, uma ideia, uma intriga. = MAQUINAR, TRAMAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "urdem" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Urdem o seu fingimento..

Em O felino

Cesso a tutela dos ultrajes que, fáceis, se urdem na matéria gorda, indesejada..

Em O felino

roda dá meio-dia & guerras mundiais As menopausas urdem róseos carnavais Que cinza são eles todos – e a rodos virais..

Em daniel abrunheiro

Le Carré Eis dois mais que trabalham sempre Dois rios que urdem o próprio vento no canavial ribeirinho Dois tipos que fazem género não apenas humano...

Em daniel abrunheiro

Urdem por-si-consigo-em-si como dizem que Cristo urdia..

Em daniel abrunheiro
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A palavra pirâmide é apresentada pelo DLPO como de origem latina mas, no 1º teste do campeonato de português são colocadas 5 hipóteses e nenhuma é latina: egípcia, árabe, grega, germânica e celta. Penso que será grega mas gostaria de confirmar.
Como se pode ler no verbete pirâmide do Dicionário de Língua Portuguesa On-line, esta tem origem grega (“Gr. pyramís, pyramídos“), mas entrou no português através do latim (“do Lat. pyramide“).



Gostaria de saber se a palavra "pixel" existe em português e qual é o seu plural. Em muitas ocasiões aparece "pixeis" mas sendo uma palavra de origem inglesa o seu plural não deveria ser "pixels"?
A palavra pixel é um estrangeirismo proveniente do inglês que já faz parte do léxico do português, encontrando-se registada em dicionários de língua portuguesa, e cujo plural deve respeitar a flexão da sua língua de origem (pixels).

Como acontece com muitos estrangeirismos, a par da forma da língua inglesa surge igualmente uma forma aportuguesada, píxel, com uma adaptação ortográfica para adequar a acentuação gráfica (uma palavra portuguesa acabada em -l, se não tiver acento gráfico, será acentuada na última sílaba – ex.: papel, pincel – e não na penúltima, como em xel). Se se optar pelo aportuguesamento píxel, a flexão plural regular deverá ser píxeis (à semelhança de outras palavras com o mesmo contexto ortográfico, como nível ou amável). A forma *pixeis (sem acento gráfico) não corresponde ao plural de nenhuma das formas referidas (nem do estrangeirismo original, nem da forma aportuguesada), pelo que não deverá ser usada.

Como forma alternativa a pixel ou píxel, poderá ser usada ainda a palavra ponto, que vem sendo usada com o significado de pixel ou píxel, isto é, "unidade mínima de uma imagem digital".

pub

Palavra do dia

su·per·va·câ·ne·o su·per·va·câ·ne·o


(latim supervacaneus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que ultrapassa as necessidades básicas. = INÚTIL, REDUNDANTE, SUPÉRFLUO, SUPERVÁCUOESSENCIAL, IMPRESCINDÍVEL, INDISPENSÁVEL

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/urdem [consultado em 26-11-2021]