PT
BR
Pesquisar
Definições



ubi solitudinem faciunt, pacem appellant

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ubi solitudinem faciunt, pacem appellantubi solitudinem faciunt, pacem appellant


locução

Frase que Tácito dá como proferida por um herói da Calcedónia, Gálgaco, a respeito das rapinas dos Romanos; aplica-se aos conquistadores que, a pretexto de introduzir a civilização num país, o devastam.

etimologiaOrigem etimológica:locução latina que significa "onde fazem a solidão, dizem que estabelecem a paz".
Fonte: Tácito, Vida de Agrícola, XXX, 22.
ubi solitudinem faciunt, pacem appellantubi solitudinem faciunt, pacem appellant

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de colocar a frase: informamos que o seu cheque nos foi devolvido ou informamos que o seu cheque foi-nos devolvido.
Das construções frásicas que refere, a mais correcta é a que usa a próclise, isto é, a que apresenta o clítico antes da flexão do verbo ser (informamos que o seu cheque nos foi devolvido), visto que existe nesta frase uma conjunção subordinativa completiva (a conjunção que), responsável pela atracção do clítico para antes da locução verbal.



Solicito a sua correção para o seguinte: "Prezados Senhores, Encaminhamo-lhes para publicação no Diário Oficial, o Edital [...]" ou "Encaminhamos-lhes para publicação [...]"?
Com o pronome lhe a forma verbal não deve sofrer alterações: encaminhamos-lhes. Se, porém, fosse o pronome o ou a, a forma verbal sofreria alteração e também o pronome (ex.: encaminhamos o documento --> encaminhamo-lo).