PT
BR
Pesquisar
Definições



trilobito

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
trilobitotrilobito
( tri·lo·bi·to

tri·lo·bi·to

)


adjectivoadjetivo

1. [Zoologia] [Zoologia] Relativo aos trilobitos.


nome masculino

2. [Zoologia] [Zoologia] Espécime dos trilobitos.

trilobitos


nome masculino plural

3. [Zoologia] [Zoologia] Grupo de artrópodes marinhos do Paleozóico, caracterizados por três lóbulos longitudinais visíveis na região dorsal e numerosos segmentos transversais.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: TRILOBITA, TRILOBITE

etimologiaOrigem etimológica:grego trílobos, -on, trilobado + -ito.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).




Gostaria de saber uma palavra em português que comece com "vl"? Exemplo: Vladimir, mas não pode ser nome próprio.
Nos dicionários e vocabulários de língua portuguesa à nossa disposição, constam poucos nomes comuns iniciados pelo grupo consonântico vl, tais como vladica (título conferido aos bispos na Igreja Ortodoxa), vlamíngia (género de plantas), vlax (género de insectos) e vlemê (árvore nativa de São Tomé). Tal como se pode ver pelo número reduzido de palavras, este não é um grupo consonântico usual na ortografia do português.

A sequência dessas letras também é usada em nomes próprios de origem estrangeira, como Vladimir/Vladimiro ou Vladislau, e nos seus derivados.