PT
BR
Pesquisar
Definições



trilogia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
trilogiatrilogia
( tri·lo·gi·a

tri·lo·gi·a

)


nome feminino

1. [Teatro] [Teatro] Reunião das três tragédias que formavam os poemas dramáticos apresentados nos concursos, na antiga Grécia.

2. Grupo de três obras com uma unidade temática, geralmente do mesmo autor.

3. Obra ou poema dividido em três partes.

4. [Por extensão] [Por extensão] Conjunto de três coisas com algo em comum. = TRÍADE, TRINDADE, TRIO

5. [Medicina] [Medicina] Conjunto de três sintomas ou anomalias característico de uma doença ou condição patológica.

etimologiaOrigem etimológica:grego trilogía, -as.

Auxiliares de tradução

Traduzir "trilogia" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.



Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou com o Novo Dicionário Aurélio, o verbo servir, nas acepções “trabalhar como servo”, “fazer de criado” ou “prestar serviços ou trabalhar como empregado”, pode ser transitivo indirecto, isto é, selecciona argumentos iniciados por preposição (ex.: deixou de servir àquela família), transitivo directo, isto é, selecciona objectos directos não iniciados por preposição (ex.: serviu a família durante 20 anos) e intransitivo, isto é, admite construções sem complemento nominal (ex.: ele estava ali para servir). Assim sendo, ambas as construções que refere podem ser consideradas correctas.