Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

treina

treinatreina | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de treinartreinar
2ª pess. sing. imp. de treinartreinar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

trei·na trei·na


(derivação regressiva de treinar)
nome feminino

1. [Caça]   [Caça]  Ave ou animal sobre que os caçadores dão de comer ao falcão para o adestrar na caça.

2. Pasto ou alimento habitual. = CEVO


trei·nar trei·nar

- ConjugarConjugar

(francês traîner, arrastar)
verbo transitivo

1. Dar cevo a (aves). = CEVAR

verbo transitivo, intransitivo e pronominal

2. Ensinar ou aprender determinada acção ou prática. = ADESTRAR, ACOSTUMAR

3. Preparar ou preparar-se para uma prova, uma competição ou uma actividade.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "treina" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

AB-205 da Unidade de Aviação Tunisina Foto: EMGFA O Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA) portuguesas divulgou recentemente na rede social Facebook, imagens do treino de Apoio Aéreo Próximo (Close Air Support - CAS), realizado pela Força de Reação Rápida da 11.ª Força Nacional Destacada (11FND) na Missão Multidimensional…

Em www.passarodeferro.com

" Para somarmos mais três pontos, o nosso treina dor assevera que "temos de estar muito focados" e que "é importante não

Em O INDEFECTÍVEL

2001 Moussaoui treina em escolas de aviação em Oklahoma e Minnesota..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

A adolescente, que treina desde os três anos de idade, vai em busca do título na categoria Shaolin...

Em Caderno B

O América vai fazer um treino na manhã desta sexta-feira (9), no CT do Palmeiras, em São Paulo capital. O técnico Leandro Sena define a equipe que entrará em campo neste sábado (10), às 16h, diante o São Bernardo. Foto: Da internet

Em www.vermelhodepaixao.com.br
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).



Sou um estudante do ensino secundário e a minha intenção, ao enviar-vos este pedido de ajuda, prende-se com um trabalho de casa indicado pela professora: em que entrada do dicionário devo procurar o sentido de dramatizarias, dramaturga e fazer um drama?
Não sendo nossa intenção substituir-nos ao esforço e empenhamento que deve implicar um trabalho de casa, podemos dizer-lhe que os dicionários têm como entrada as palavras não flexionadas (isto é, o masculino singular, no caso de nomes e adjectivos, e o infinitivo, no caso de verbos). Nos exemplos referidos, deverá procurar o masculino singular de dramaturga (que é uma forma do feminino singular de um substantivo) e o infinitivo de dramatizarias (que é uma forma verbal no condicional ou futuro do pretérito).

No caso da locução fazer um drama, é variável o local onde pode estar a definição: alguns dicionários têm como critério a definição na primeira palavra (que neste caso seria fazer), outros preferem definir no primeiro substantivo (que neste caso seria drama). É de referir também que há muitos dicionários que (quase) não dão definições para locuções, pelo que por vezes é difícil encontrá-las (neste caso, nos dicionários portugueses consultados, esta locução foi encontrada apenas no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo, e na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores).

Em relação às siglas, o caso é semelhante ao anterior, isto é, depende dos critérios adoptados pelo dicionário. Alguns dicionários nem dão entrada às siglas, outros colocam-nas em anexos. No entanto, as siglas comportam-se frequentemente como substantivos, pelo que alguns dicionários as classificam como substantivos (é o caso, por exemplo, do referido Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea).

Em qualquer um dos casos, o utilizador de um dicionário deve, nas primeiras vezes que o consulta, e enquanto não se sentir familiarizado com ele, procurar as indicações dadas pelos autores/editores sobre a forma de consulta aconselhada (que varia consoante o tipo de dicionário e os respectivos critérios).

No caso do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, aconselha-se a leitura da secção "Como consultar".

pub

Palavra do dia

so·la·ri·e·go |ê|so·la·ri·e·go |ê|


(espanhol solariego)
adjectivo
adjetivo

1. Relativo a solar ou casa nobre.

adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

2. [Antigo]   [Antigo]  Que ou quem é proprietário ou habitante de um solar.


SinónimoSinônimo Geral: SOLARENGO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/treina [consultado em 29-09-2022]