Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

toira

toiratoira | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

toi·ra toi·ra


nome feminino

O mesmo que toura.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...pelas todas do mino ao cimo da savgoas as ltas e as baixa sca toira cantaria qv se desnembarcava e no

Em Tears of Heaven

Est órias pla madrvga vai pedro saltando saltando foi a o lugar santa siabel pontapé e coincidencia o SVN sev E DELA deu meso certea qve se engana sem parar nem vm nem dois dias semanas inteiras qve brincadeira mil anos sem saber qve genro seria e agora mais mil apensar qve a comissaria prisa para todo os er é a pedido…

Em Tears of Heaven

...ROCA EN ROC A- QUEM AS TOCA - non os dos cornos de "ca toira 2 que esquifre de casco profundo - non navega - por onde se xega...

Em Tears of Heaven

Palhas babadas da toira Que ruminava a grandeza Do milagre pressentido..

Em clarocomoaagua.blogs.sapo.pt

...Ornithogalum narbonense/Cebolinho-de-cor-branca - asparagaceae Orobanche aegyptiaca - Orobanchaceae Orobanche crenata/penacho - Orobanchaceae Orobanche minor/erva- toira -menor - Orobanchaceae Osyris alba

Em textosemprosa.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



O plural de DVD é DVDs ou DVD's?
A sigla DVD poderá ser usada com a mesma forma para o singular e para o plural (ex.: um DVD, dois DVD) e é esta a opção considerada mais aconselhável.

Uma sigla é um conjunto formado pelas letras iniciais de várias palavras (ex.: DVD = Digital Versatile Disc), usado como uma única palavra pela soletração das letras que o compõem. Como tal, pode também corresponder ao plural de uma ou mais dessas palavras, sem que as iniciais se alterem (EUA, por exemplo, é uma sigla que corresponde a um plural, Estados Unidos da América, sem que seja necessário uma marca dessa flexão). Por este motivo, poderá considerar-se que não há razão lógica para acrescentar um esse (-s) à sigla referida.

No entanto, é muito usual o uso das marcas de flexão nominal em alguns casos, nomeadamente com adjunção de -s no final (ex.: DVDs). Tal uso, não sendo rejeitado pelas regras de ortografia portuguesa (os acordos ortográficos são omissos nesse aspecto), parece resultar da função nominal destas palavras, a que se associa o -s como marca de flexão em número.

O apóstrofo ou plica a anteceder o -s (ex.: *DVD’s) não deverá ser usado, pois não é um mecanismo de flexão da língua portuguesa.


pub

Palavra do dia

ve·nec·to·mi·a ve·nec·to·mi·a


(latim vena, -ae, veia + -ectomia)
nome feminino

[Medicina]   [Medicina]  Ressecção ou remoção de uma veia ou de um segmento de veia. = FLEBECTOMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/toira [consultado em 25-01-2022]