PT
BR
Pesquisar
Definições



tiriba-de-cara-suja

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tiriba-de-cara-sujatiriba-de-cara-suja
( ti·ri·ba·-de·-ca·ra·-su·ja

ti·ri·ba·-de·-ca·ra·-su·ja

)


nome feminino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave (Pyrrhura molinae) da família dos psitacídeos, de plumagem verde no dorso, amarela e vermelha no ventre e cauda vermelha, com a cabeça acinzentada e um anel branco à volta dos olhos, encontrada na América do Sul. = CARA-SUJA-DO-PANTANAL, PERIQUITÃO-DE-FACES-VERDES, TIRIBA-VERDE

etimologiaOrigem etimológica: tiriba + de + cara + suja, feminino de sujo.
vistoPlural: tiribas-de-cara-suja.
iconPlural: tiribas-de-cara-suja.
tiriba-de-cara-sujatiriba-de-cara-suja


Dúvidas linguísticas



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.