PT
BR
Pesquisar
Definições



terra-de-ninguém

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
terra-de-ninguémterra-de-ninguémterra de ninguém
( ter·ra·-de·-nin·guém

ter·ra·-de·-nin·guém

ter·ra de nin·guém

)


nome feminino

1. Espaço entre as duas primeiras linhas de trincheiras dos exércitos inimigos, não ocupado por nenhum deles.

2. [Figurado, Por extensão] [Figurado, Por extensão] Zona ou questão em que há indefinição ou ambiguidade.

vistoPlural: terras-de-ninguém.
etimologiaOrigem etimológica:terra + de + ninguém.
iconPlural: terras-de-ninguém.
grafiaGrafia no Brasil:terra de ninguém.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:terra de ninguém.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: terra-de-ninguém.
grafiaGrafia em Portugal:terra-de-ninguém.


Dúvidas linguísticas



Por que motivo algumas palavras fazem o diminutivo com S e outras com Z?
Entre os sufixos mais produtivos para a formação de diminutivos encontram-se -inho e -zinho. Desta forma, poderá, por exemplo, formar as palavras livrinho (livro + -inho) e livrozinho (livro + -zinho). Só poderá haver um -s- num diminutivo se a palavra primitiva já o contiver, pois não há, em português, um sufixo -sinho. Por exemplo, nas palavras adeusinho ou vasinho há um -s- porque as palavras são formadas de adeus ou vaso + -inho.



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.