PT
BR
Pesquisar
Definições



tentilhão-terrestre-de-bico-agudo

A forma tentilhão-terrestre-de-bico-agudoé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tentilhão-terrestre-da-genovesatentilhão-terrestre-da-genovesa
( ten·ti·lhão·-ter·res·tre·-da·-ge·no·ve·sa

ten·ti·lhão·-ter·res·tre·-da·-ge·no·ve·sa

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Geospiza acutirostris) da família dos traupídeos. = GALAPAGUITO-DA-GENOVESA

etimologiaOrigem etimológica:tentilhão + terrestre + da + Genovesa, topónimo [ilha das Galápagos, arquipélago do Equador].
tentilhão-terrestre-de-bico-agudotentilhão-terrestre-de-bico-agudo
( ten·ti·lhão·-ter·res·tre·-de·-bi·co·-a·gu·do

ten·ti·lhão·-ter·res·tre·-de·-bi·co·-a·gu·do

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Geospiza difficilis) da família dos traupídeos. = GALAPAGUITO-DE-BICO-FINO

etimologiaOrigem etimológica:tentilhão + terrestre + de + bico + agudo.


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Deve-se dizer biopsar ou biopsiar?
Nenhuma das formas (biopsiar ou biopsar) se encontra registada nesta data em dicionários ou vocabulários. No entanto, a julgar pelas ocorrências na Internet, a mais frequente é biopsiar, que é também a que se encontra correctamente formada (da junção da raiz de biopsia com o sufixo -ar), seguindo o paradigma de outros verbos como acariciar (a- + carícia + -ar), amaciar (a- + macio + -ar), auxiliar (auxílio + -ar), premiar (prémio + -ar), penitenciar (penitência + -ar) ou odiar (ódio + -ar).