PT
BR
Pesquisar
Definições



tenteasse

A forma tenteassepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de tenteartentear] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de tenteartentear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tenteartentear
( ten·te·ar

ten·te·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Sondar com tenta.

2. Apalpar, tactear.

3. Marcar com tentos.

4. [Figurado] [Figurado] Sondar, examinar, observar com cuidado e precaução.

5. Sondar o pensamento de alguém.

6. Calcular, dirigir com tento.

7. Pesar, equilibrar.

8. Dar tento a; prestar atenção a.

9. Experimentar, ensaiar.

tenteassetenteasse

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.



As expressões ter a ver com e ter que ver com são ambas admissíveis ou só uma delas é correcta?
As duas expressões citadas são semanticamente equivalentes.

Alguns puristas da língua têm considerado como galicismo a expressão ter a ver com, desaconselhando o seu uso. No entanto, este argumento apresenta-se frágil (como a maioria dos que condenam determinada forma ou expressão apenas por sofrer influência de uma outra língua), na medida em que a estrutura da locução ter que ver com possui uma estrutura menos canónica em termos das classes gramaticais que a compõem, pois o que surge na posição que corresponde habitualmente à de uma preposição em construções perifrásticas verbais (por favor, consulte também sobre este assunto a dúvida ter de/ter que).