PT
BR
Pesquisar
Definições



tema-se

A forma tema-sepode ser [masculino singular de tematema], [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de temertemer], [terceira pessoa singular do imperativo de temertemer] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de temertemer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
temertemer
|ê| |ê|
( te·mer

te·mer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ter medo de, recear.

2. Tributar grande respeito ou reverência a.


fazer-se temer

Inspirar respeito, temor.

tematema
|ê| |ê|
( te·ma

te·ma

)


nome masculino

1. Assunto, matéria.

2. Aquilo que um aluno deve traduzir da língua que fala para aquela que aprende.

3. A composição, feita pelo aluno, sobre um ponto dado.

4. [Gramática] [Gramática] O que fica de uma palavra, tirando a desinência ou os sufixos.

5. [Música] [Música] Motivo sobre o qual se compõe um trecho de contraponto ou variações.

6. [Retórica] [Retórica] Texto que serve de base a um sermão.

7. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Parte de um enunciado sobre a qual o resto do enunciado fornece informação ou que o resto do enunciado comenta ou questiona (ex.: os temas das frases estão sublinhados: "O Manuel comeu o bolo"; "O bolo, o Manuel comeu-o"). = TÓPICO

8. [Ornitologia] [Ornitologia] Melro do Chile.

etimologiaOrigem etimológica:latim thema, -atis, tema, assunto, tese, do grego théma, -atos, o que é colocado ou preparado, depósito, situação, posição, proposição, premissa.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:temário, temática.

Auxiliares de tradução

Traduzir "tema-se" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.




Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).