PT
BR
Pesquisar
Definições



tecla

A forma teclapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de teclarteclar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de teclarteclar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
teclatecla
|é| |é|
( te·cla

te·cla

)
Imagem

Cada uma das peças de computador, calculadora, máquina de escrever ou de outro instrumento afim, que deve ser pressionada com os dedos para imprimir uma letra, um número, um sinal ou para executar uma função.


nome feminino

1. Cada uma das peças de marfim ou de outro material que, com a pressão dos dedos, faz soar o piano ou outro instrumento semelhante.

2. Cada uma das peças de computador, calculadora, máquina de escrever ou de outro instrumento afim, que deve ser pressionada com os dedos para imprimir uma letra, um número, um sinal ou para executar uma função.Imagem

3. [Figurado] [Figurado] Corda sensível.

4. [Figurado] [Figurado] Assunto debatido (ex.: ele é teimoso e insiste naquela tecla).


bater na mesma tecla

[Informal] [Informal] Persistir no meso ponto, no mesmo tema.

tocar na mesma tecla

[Informal] [Informal] O mesmo que bater na mesma tecla.

etimologiaOrigem etimológica: origem duvidosa.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:teclado.
teclarteclar
( te·clar

te·clar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Pressionar as teclas ou os botões de um instrumento, aparelho ou máquina.


verbo transitivo e intransitivo

2. [Informática] [Informática] Inserir dados pressionando teclas ou botões. = DIGITAR

3. [Informática] [Informática] Comunicar com alguém através do computador.

etimologiaOrigem etimológica: tecla + -ar.
teclatecla

Auxiliares de tradução

Traduzir "tecla" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Os vocábulos disfrutar e desfrutar existem? Qual a diferença?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a forma correcta é desfrutar e não disfrutar.



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).