PT
BR
Pesquisar
Definições



tamborezitos

A forma tamborezitosé [derivação masculino plural de tambortambor].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tambortambor
|ô| |ô|
( tam·bor

tam·bor

)
Imagem

MúsicaMúsica

Caixa, de forma cilíndrica, que tem em cada fundo uma pele tensa em que se bate com baquetas.


nome masculino

1. [Música] [Música] Caixa, de forma cilíndrica, que tem em cada fundo uma pele tensa em que se bate com baquetas.Imagem

2. [Música] [Música] Indivíduo que toca tambor. = TAMBOREIRO

3. Designação de várias peças ou de vários objectos cilíndricos aplicados nas indústrias e em diversos maquinismos (ex.: tambor da betoneira; tambor da máquina de lavar roupa).Imagem

4. Cilindro em que se mete a mola real do relógio.

5. Caixa circular em que cai a farinha que sai da mó.

6. [Anatomia] [Anatomia] Tímpano do ouvido.

7. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Fiada ou fiadas de pedras redondas, mais largas ou grossas que altas, que formam o tronco ou fuste das colunas.

8. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Parte do capitel simples ou ornado.

9. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Eixo da escada de caracol.Imagem = FUSO

10. [Botânica] [Botânica] Árvore leguminosa do Brasil.

11. [Portugal: Minho] [Portugal: Minho] [Ornitologia] [Ornitologia] Goraz.

etimologiaOrigem etimológica:árabe at-tanbur, guitarra, tambor.

tamborezitostamborezitos


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correcto dizer a gente em vez de nós.
A expressão a gente é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal nós. Não é uma expressão incorrecta, apenas corresponde a um registo de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a nós quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução a gente corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal ela, logo à terceira pessoa do singular (ex.: a gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome nós (ex.: nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos).

Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome nós origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução a gente, existem outras, também pertencentes a um registo de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.




Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.