Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

suplemento

suplementosuplemento | n. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de suplementarsuplementar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

su·ple·men·to su·ple·men·to


nome masculino

1. O que se dá a mais.

2. O que se junta a alguma coisa para a completar.

3. Parte que se acrescenta a um livro para completar a sua matéria.

4. Folha extraordinária ou conjunto de páginas que serve de aditamento a uma publicação.

5. Adição; complemento; aditamento.

6. [Geometria]   [Geometria]  Arco ou ângulo que se acrescenta a outro arco ou a outro ângulo para formar um total de 180o.


su·ple·men·tar su·ple·men·tar


(suplemento + -ar)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Relativo a suplemento. = SUPLEMENTÁRIO

2. Que serve de suplemento. = SUPLEMENTÁRIO

3. Que se acrescenta ou adiciona. = ADICIONAL, COMPLEMENTAR, SUPLEMENTÁRIO

verbo transitivo

4. Acrescentar como suplemento (a algo). = COMPLEMENTAR

5. Ser suplemento de.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "suplemento" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Imagem do dia Anedota Pergunta feita num exame do 9º ano: - Quantos continentes existem? Resposta: - Uns 50. Apesar de não ter estado em todos, conheço o da Amadora, o do CascaisShopping, o das Telheiras, o da Covilhã, o da Maia, mas acho que este agora chama-se Carrefour... Mentiras Quem é que não conta uma mentirinha…

Em Fonte do Lavra

Imagem do dia Anedota O Paulo não perdia a oportunidade de chatear o seu novo colega de trabalho que era totalmente careca. O colega, muito tímido, ficava na dele, mas contorcia-se de raiva por dentro. Um dia, durante a comemoração do aniversário de um dos funcionários, estavam todos reunidos, e o Paulo dá um cachaço na…

Em Fonte do Lavra

Imagem do dia Anedota Num disputado jogo de poker, o Almeida apostou todo dinheiro que tinha e perdeu. Aposta a carteira e perde. Aposta o carro e perde. Então ele não vê outra opção: - Eu aposto minha mulher! Os outros jogadores ficam espantados e o melhor amigo do Almeida desiste do jogo. - Ahá! - grita o Almeida para…

Em Fonte do Lavra

Surgido no Petit Vingtième , suplemento infantil do jornal católico Le Vingtième Siècle , de Bruxelas, a partir de Janeiro...

Em Abencerragem

Imagem do dia Anedota O Mário estava na tasca a beber uns copos e a jogar uma partida de dominó com mais três amigos, quando vê um enterro a passar na rua. Interrompe o jogo e levanta-se rapidamente , vai até a porta, tira o chapéu e fica observando o cortejo, durante vários minutos, em silêncio, com semblante visivelmente…

Em Fonte do Lavra
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Procurei o substantivo airela (que, acredito, refere-se a uma fruta vermelha, muito comum aqui na Suécia - em sueco chama-se "lingon"). Vi em alguns lugares como "airela vermelha", mas a palavra "airela" não consta em seu dicionário. Será que existe e será que pertence mesmo à língua portuguesa?
A palavra airela surge registada em alguns dicionários e vocabulários de língua portuguesa, nomeadamente no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e designa um tipo de baga vermelha do género Vaccinium. É muito grande a variedade de espécies de bagas que pertencem a este género e as designações vulgares para elas são variadas, como, por exemplo, arando ou arando vermelho.



Na frase: chegou o Inverno qual o sujeito da frase?
Na frase Chegou o Inverno, o sujeito da frase é o Inverno; este sujeito está posposto ao verbo pois há uma inversão da ordem mais usual no português (ordem Sujeito-Verbo-Objecto), que seria O Inverno chegou.

Para identificar qual o sujeito de uma frase, é possível utilizar a substituição desse constituinte por um pronome pessoal sujeito (ex.: eu, tu, ele) e observar também que o sujeito pode desencadear a flexão do verbo (ex.: eu cheguei, ele chegou). Do mesmo modo, é possível delimitar o sujeito, construindo estruturas que permitem identificá-lo: uma estrutura clivada que coloca o sujeito em contraste com o resto da frase (ex.: Foi o Inverno que chegou.); uma estrutura pseudoclivada (ex.: Quem/O que chegou foi o Inverno.) ou uma interrogativa sobre o grupo verbal (ex.: Pergunta: Quem/O que chegou? Resposta: O Inverno.).

pub

Palavra do dia

mar·ci·á·ti·co mar·ci·á·ti·co


(latim martiaticus, -a, -um, marcial, militar)
adjectivo
adjetivo

Relativo ao planeta Marte. = MARCIANO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/suplemento [consultado em 28-11-2022]