PT
BR
Pesquisar
Definições



sucumbe

A forma sucumbepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de sucumbirsucumbir] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de sucumbirsucumbir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sucumbirsucumbir
( su·cum·bir

su·cum·bir

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Cair debaixo.

2. Ceder.

3. Vergar.

4. Não poder resistir.

5. Morrer.

6. Desaparecer.

7. Acabar.

8. Desalentar-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim succumbo, -ere, cair sob, deitar-se por baixo, ceder, morrer.

sucumbesucumbe

Auxiliares de tradução

Traduzir "sucumbe" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Gostaria de saber qual o plural da palavra "salvo-conduto".
O plural do substantivo salvo-conduto deverá ser salvos-condutos, pois trata-se de um substantivo hifenizado composto por um adjectivo e por um substantivo, motivo pelo qual ambas as palavras flexionam em número. Esta é a flexão preconizada nos vocabulários de Rebelo Gonçalves e de José Pedro Machado; no entanto, obras lexicográficas como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa admitem dois plurais: salvo-condutos e salvos-condutos, sem aparente justificação senão o uso, pois a palavra salvo não poderá ser substantivo neste contexto, o que poderia justificar que só houvesse flexão num dos substantivos.