PT
BR
Pesquisar
Definições



submetidos

A forma submetidospode ser [masculino plural de submetidosubmetido] ou [masculino plural particípio passado de submetersubmeter].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
submetersubmeter
|ê| |ê|
( sub·me·ter

sub·me·ter

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Pôr debaixo de.

2. Tornar dependente.

3. Sujeitar; obrigar; subjugar.


verbo pronominal

4. Fazer submissão.

5. Humilhar-se.

etimologiaOrigem etimológica: latim submitto, -ere, pôr debaixo, abaixar, subjugar.
submetidosubmetido
( sub·me·ti·do

sub·me·ti·do

)


adjectivoadjetivo

Que se submeteu.

etimologiaOrigem etimológica: particípio de submeter.
submetidossubmetidos

Auxiliares de tradução

Traduzir "submetidos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.