PT
BR
Pesquisar
Definições



subótimas

A forma subótimasé [feminino plural de subóptimosubótimosubótimo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
subóptimosubótimosubótimo
|ót|
( su·bóp·ti·mo su·bó·ti·mo

su·bó·ti·mo

)


adjectivoadjetivo

Que não atinge a mais alta qualidade; que corresponde a um padrão abaixo de óptimo (ex.: o desempenho ainda está num nível subóptimo).

etimologiaOrigem etimológica:sub- + óptimo.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: subótimo.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: subóptimo.
grafiaGrafia no Brasil:subótimo.
grafiaGrafia em Portugal:subóptimo.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual o plural de refrão?
Como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra refrão forma os plurais irregulares refrães ou refrãos.




Estive pesquisando o verbo precaver e ocorreu o seguinte: a) de acordo com a consulta feita, o referido verbo é conjugado em todos os tempos; b) a consulta feita a outras fontes de pesquisa informa que o verbo é defectivo. Gostaria que vocês me orientassem a razão dessa divergência na conjugação.
O verbo precaver é geralmente considerado defectivo, sendo, no presente do indicativo, apenas conjugado nas 1ª e 2ª pessoas do plural (precavemos, precaveis). No entanto, existem autores que não o consideram defectivo, sugerindo as formas precavo, precavas, precava, precavemos, precaveis, precavem para o presente do indicativo. A conjugação deste verbo baseada nas flexões dos verbos ver (precavejo, precavês, etc.) é geralmente considerada errónea, apesar de ser bastante generalizada.