PT
BR
Pesquisar
Definições



sorna

A forma sornapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de sornarsornar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de sornarsornar], [adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros], [nome de dois géneros] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sornasorna
|ó| |ô|
( sor·na

sor·na

)


nome feminino

1. Indolência; inércia.

2. [Informal] [Informal] Sono de curta duração.

3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Aguardente de cana. = CACHAÇA

4. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Cama, catre, enxerga.


nome de dois géneros

5. Pessoa indolente ou manhosa.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

6. Impertinente; maçador.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol sorna.
sornarsornar
( sor·nar

sor·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Ser pachorrento.

2. Proceder com sorna.

3. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Dormir, rosnando.

4. [Gíria] [Gíria] Dormir.

Confrontar: zornar.


Dúvidas linguísticas


É correto dizer "sói acontece"? Ou seria "sói acontecer"?
O verbo soer, sinónimo de costumar ou ser frequente, é actualmente de uso raro na língua, conjugando-se principalmente nas terceiras pessoas do presente (sói, soem) e do pretérito imperfeito (soía, soíam) do indicativo.

Pesquisas em corpora e em motores de busca revelam uma frequência mais elevada deste verbo nos séculos XV e XVI, nomeadamente em obras de autores como Fernão Lopes, Garcia de Resende, Bernardim Ribeiro, João de Barros ou Luís de Camões, ocorrendo em construções transitivas, sobretudo com orações infinitivas (ex.: que reis e duques soíam temer), e intransitivas (ex.: e ali folgou o rei mais do que soía; que os navios fossem e voltassem como soíam).

Presentemente, o emprego do verbo soer é essencialmente erudito, recaindo maioritariamente em construções com orações infinitivas como complemento directo (ex.: um filme alternativo, como sói dizer-se; a figura do professor, que soía ser uma referência, tem vindo a esbater-se) ou como sujeito (ex.: soía fazer frio no Inverno, mas agora nem as aves migram).




Como usar o termo: munus público ou munus públicum? Qual a forma correta de se usar?
A forma correcta é múnus público, expressão usada sobretudo no meio jurídico para designar um cargo público, que, como refere o Dicionário Aurélio, implica encargos em benefício da sociedade.

Se optar por utilizar a forma latina, deverá escrever munus publicum, grafada em itálico para indicar que se trata de grafia estranha ao sistema ortográfico português.