Significado de some-se-mo

    A forma some-se-mopode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de somarsomar], [segunda pessoa singular do imperativo de sumirsumir], [terceira pessoa singular do imperativo de somarsomar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de somarsomar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de sumirsumir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    sumirsumir
    ( su·mir

    su·mir

    )
    Conjugação:irregular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo e pronominal

    1. Deixar de existir ou de ser visto. = DESAPARECER

    2. Ir ao fundo. = AFUNDAR

    verbo transitivo

    3. Fazer desaparecer. = ELIMINAR

    4. Reduzir a nada. = DESTRUIR, DEVORAR

    5. Fazer ir ao fundo. = AFUNDAR, SUBMERGIR

    6. Colocar em lugar escondido ou pouco visível. = ESCONDER, OCULTAR

    7. Consumir, gastar.

    8. Apagar.

    verbo pronominal

    9. Soterrar-se.

    10. Extinguir-se.

    11. Fugir.

    etimologiaOrigem:latim sumo, -ere, pegar, tomar, tirar, obter.

    Secção de palavras relacionadas

    somarsomar
    ( so·mar

    so·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Fazer a soma de. = ADICIONARDIMINUIR, RETIRAR, SUBTRAIR

    2. Juntar, reunir.

    3. Ser equivalente a. = EQUIVALER, TOTALIZAR

    verbo transitivo e intransitivo

    4. [Aritmética] [Aritmética] Fazer a operação da soma.SUBTRAIR

    verbo pronominal

    5. Não ser mais do que; resumir-se a.

    etimologiaOrigem:soma + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "some-se-mo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    Que tem os beiços sumidos (como os desdentados)....


    enfim | adv.

    Por último; em último lugar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "some-se-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Qual o plural de social-democrata?


      Com relação à conjugação do verbo adequar e às explicações que vocês forneceram para uma consulta enviada, quero registrar que estranha-me o fato de vocês terminarem a explicação dizendo "..., como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade."
      Seguramente, se formos considerar tudo o que hoje é uma hipótese, já como realidade ouviremos inúmeros "a nível de Brasil", "houveram muitos problemas", "menas pessoas", "há dez anos atrás", "fazem muitos anos que não a vejo", etc.
      Entendo que, a partir daí, as regras gramaticais não farão mais nenhum sentido na nossa língua portuguesa.
      Sem contar que na conjugação desse mesmo verbo, no Pretérito Perfeito do Indicativo, vocês acentuaram a primeira pessoa do plural, regra de acentuação que desconheço e que, se vocês observarem, também não consta do Houaiss.
      Permita-me uma segunda observação: a resposta para essa pesquisa vocês consultaram Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa, datado de 1966. A última reforma ortográfica data, se não me engano, de 1973, portanto muito tempo depois.