Significado de solevasse-no-los

    A forma solevasse-no-lospode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de solevarsolevar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de solevarsolevar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    solevarsolevar
    ( so·le·var

    so·le·var

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Erguer ou erguer-se um tanto.

    2. Levantar-se; erguer-se.

    = SinónimoSinônimo geral: SOERGUER, SOLEVANTAR

    etimologiaOrigem:so- + levar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    soerguimento | n. m.

    Ato ou efeito de soerguer ou de se soerguer....


    solevamento | n. m.

    Ato ou efeito de solevar ou de se solevar....


    Ato ou efeito de solevantar ou de se solevantar....


    soerguer | v. tr. e pron.

    Erguer ou erguer-se um tanto....


    sofraldar | v. tr.

    Erguer a fralda ou a orla de (ex.: sofraldar o vestido)....


    A palavra "solevasse-no-los" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se existe registo da palavra "esmandrigado" com o significado de mal arranjado, mal pronto, e como é a real grafia da palavra. Usei-a muito na minha infância na cidade do Porto e ainda a uso. Será uso indevido??


      Na geografia, a disparidade de designação é tão grande que só confunde! Palavras portuguesas antigas como Barém parecem estar a ser substituídas pelo equivalente inglês Bahrein. Outras, como Qatar parecem de formação estranha por anteposição de um q a um a (não conheço mais nenhuma palavra assim formada ...). Já Kosovo escreve-se com k quando o natural seria com c. Ou não?! E como seria Kuwait? Ou Koweit? Há para todos os gostos... E, se Madrid está já consagrada entre nós sem e no final (Madrid), faz sentido escrever Bagdade (ou Bagdad)?