PT
BR
Pesquisar
Definições



solarenga

A forma solarengaé [feminino singular de solarengosolarengo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
solarengo1solarengo1
( so·la·ren·go

so·la·ren·go

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo a solar ou casa nobre (ex.: porta solarenga; ruínas solarengas; terraço solarengo). = SOLARIEGO

2. Semelhante a um solar ou casa nobre (ex.: casa solarenga; mansão solarenga).


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

3. Que ou quem é proprietário de solar. = SOLARIEGO

4. [Antigo] [Antigo] Que ou quem vivia no solar ou fazenda de outrem, como serviçal ou lavrador (ex.: vassalos solarengos; os solarengos tinham encargos feudais).

etimologiaOrigem etimológica: solar, casa nobre + -engo.
solarengo2solarengo2
( so·la·ren·go

so·la·ren·go

)


adjectivoadjetivo

[Informal] [Informal] Que está exposto ao sol ou que tem muito sol (ex.: logradouro solarengo; tarde solarenga). = ENSOLARADO, SOALHEIRO

etimologiaOrigem etimológica: solar, relativo a sol + -engo.
iconeNota: Uso controverso.
Ver também resposta à dúvida: solarengo com significado de "banhado pelo sol".
solarengasolarenga

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Pode-se utilizar a seguinte forma do particípio passado: tinha sido pago ou tinha pago?
Sobre este assunto, por favor consulte a resposta impresso/imprimido, morto/morrido/matado.

Acrescente-se ao que é dito nessa resposta que no exemplo tinha sido pago está presente a forma da 3.ª pessoa do singular da voz passiva do verbo pagar no mais-que-perfeito composto do indicativo (ex.: a conta já tinha sido paga), sendo este um tempo composto construído com o verbo auxiliar ser no mais-que-perfeito composto do indicativo (tinha sido) e a forma do particípio do verbo principal (pago). No exemplo tinha pago está presente a forma da 3.ª pessoa do singular da voz activa do verbo pagar no mais-que-perfeito composto do indicativo (ex.: ele já tinha pago a conta), tempo composto construído com o verbo auxiliar ter no imperfeito do indicativo (tinha) e a forma do particípio do verbo principal (pago).




Quando se estuda a nomenclatura das substâncias químicas orgânicas, usam-se os prefixos et-, met-, prop- e but- para definir ou restringir certas características de tais substâncias. De onde vieram esses prefixos? Seriam latinos? Quais seriam os significados originais ou literais deles?
Os elementos de composição prefixais que refere resultam de reduções de palavras, normalmente de origem grega, mas frequentemente com influência latina.

But- é redução de butírico, que por sua vez deriva do grego boúturon, "manteiga", através do latim butyrum, como outras palavras que contêm o elemento butir-. Et- é redução de éter, que tem origem no grego aithêr "céu", pelo latim aether. Met- é redução de metilo, que tem origem no grego méthu, “vinho” e em húle,”madeira”. Em relação a prop-, trata-se de uma redução de propiónico, derivado do grego pró, "diante de", "antes" e de píon "gordo".