PT
BR
Pesquisar
Definições



sinónimas

A forma sinónimasé [feminino plural de sinónimosinônimo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sinónimosinônimo
( si·nó·ni·mo

si·nô·ni·mo

)


nome masculino

1. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Palavra que tem o mesmo significado que outra ou outras, ou significado semelhante ou aproximado (ex.: acabar, concluir e terminar são sinónimos).


adjectivoadjetivo

2. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Que tem o mesmo significado que outro (ex.: expressão sinónima; palavras sinónimas).

sinonimo ou antonimoAntónimoAntônimo geral: ANTÓNIMO

etimologiaOrigem etimológica:latim synonymum, -i, do grego sunónumon, neutro de sunónumos, -os, -on, que tem o mesmo nome, que tem o mesmo significado.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:sinonímia.
grafiaGrafia no Brasil:sinônimo.
grafiaGrafia no Brasil:sinônimo.
grafiaGrafia em Portugal:sinónimo.
grafiaGrafia em Portugal:sinónimo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "sinónimas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Gostava que me dessem a expressão latina, e utilizada em português, "per seculum e seculorum..." se possível. Não sei se está correcta na forma apresentada, poderão corrigi-la?
A expressão latina deverá ser per saecula saeculorum. Esta é uma locução adverbial, formada pela preposição per “por”, pelo substantivo neutro saeculum no acusativo plural e pelo mesmo substantivo saeculum no genitivo plural e pode ser traduzida literalmente como “pelos séculos dos séculos” e, menos literalmente, como “para todo o sempre”. Relativamente ao substantivo saeculum, é possível a grafia saeclum e ainda, menos correctas, as grafias seculum e seclum.