PT
BR
Pesquisar
Definições



sincopizais

A forma sincopizaisé [segunda pessoa plural do presente do indicativo de sincopizarsincopizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sincopizarsincopizar
( sin·co·pi·zar

sin·co·pi·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Gramática] [Gramática] Tirar letra ou sílaba, no meio da palavra, por meio de síncope. = SINCOPAR


verbo transitivo e intransitivo

2. [Música] [Música] Fazer síncope ou síncopes. = SINCOPAR


verbo intransitivo e pronominal

3. [Informal] [Informal] [Medicina] [Medicina] Sofrer uma síncope.

etimologiaOrigem etimológica:síncope + -izar.
sincopizaissincopizais

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.