Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

setenta

setentasetenta | quant. num. card. 2 g. | n. m. | n. m. pl.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

se·ten·ta se·ten·ta


(latim septuaginta)
quantificador numeral cardinal de dois géneros
quantificador numeral cardinal de dois géneros

1. Sete vezes dez.

nome masculino

2. O número setenta.

3. O septuagésimo indivíduo ou objecto de uma série.


setentas
nome masculino plural

4. Idade aproximada entre os 70 e os 79 anos (ex.: é uma senhora nos seus setentas).


versão dos Setenta
Versão grega do Velho Testamento feita em Alexandria, por setenta e dois judeus do Egipto.

Nota: forma os numerais cardinais entre 70 e 80 quando seguido da conjunção e e das unidades (ex.: setenta e um; setenta e dois).
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "setenta" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Gordon Matthew Thomas Sumner ( Wallsend , 2 de outubro de 1951 ), mais conhecido pelo seu nome artístico , Sting , é um músico , cantor e ator inglês . Antes de sua carreira solo foi o principal compositor , cantor e baixista da banda de rock The Police . Vendeu ao longo de sua carreira mais de duzentos milhões de discos…

Em Geopedrados

...Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,1-12 Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda...

Em Blog da Sagrada Família

setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda...

Em Blog da Sagrada Família

Setenta anos era então o horizonte de vida média dos portugueses e quando chegasse o...

Em De Rerum Natura

...aberta e no mesmo ramo de negócio que a viu nascer em plenos anos setenta do século passado, embora hoje, obviamente, a venda de discos em qualquer formato tenha...

Em CAMPAINHA ELÉCTRICA
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual o plural de esfíncter: esfíncteres ou esfincteres? Tem ou não tem acento?
Os dois plurais de esfíncter estão abonados por obras de referência, e qualquer um deles é válido.

A flexão do plural provoca, em algumas palavras esdrúxulas terminadas em -r ou -n no singular, o deslocamento do acento tónico para a terceira sílaba a contar do fim da palavra (ex.: especímenes, plural de espécimen, lucíferes, plural de lúcifer) ou para a segunda sílaba a contar do fim da palavra (ex.: juniores, plural de júnior), uma vez que, em português, as palavras isoladas têm acentuação tónica numa das três últimas sílabas.

Aparentemente, por se tratar de uma palavra grave, não haveria necessidade de alterar a acentuação do plural da palavra esfíncter, mas Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), referência maior para a lexicografia portuguesa, regista esfincteres como plural de esfíncter, à semelhança de, por exemplo, caracteres, plural de carácter, que constitui um caso excepcional na língua. Esta é também a opção seguida pela a edição portuguesa do Dicionário Houaiss.

Outras importantes obras de referência, como o Grande Vocabulário da Língua Portuguesa (Lisboa: Âncora Editora, 2001) e a maioria das obras lexicográficas publicadas em Portugal e no Brasil, registam no entanto esfíncteres como plural de esfíncter, não acrescentando esta palavra à reduzida lista de excepções.




Qual das duas frases abaixo está correta: Viva as diferenças ou Vivam as diferenças?
Regra geral, o predicado deve concordar com o sujeito, pelo que a frase Vivam as diferenças está correcta. No caso da frase Viva as diferenças, ela é considerada correcta por alguns gramáticos (cf. Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, 14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 466), que afirmam que a forma verbal do presente do conjuntivo viva adquiriu um valor de interjeição, pelo que a concordância com o sujeito deixou de ser obrigatória (esta justificação parece, no entanto, um pouco contraditória com o facto de as interjeições geralmente não se relacionarem sintacticamente com outros constituintes da oração).
pub

Palavra do dia

túr·ne·po túr·ne·po


(inglês turnip)
nome masculino

[Agricultura]   [Agricultura]  Espécie de nabo grande e redondo, cultivado especialmente para alimentação de gado.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/setenta [consultado em 23-10-2021]