PT
BR
Pesquisar
Definições



seqüência

Será que queria dizer sequência ou sequencia?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sequênciaseqüênciasequência
|qüê| |qüê| |qüê|
( se·quên·ci·a

se·qüên·ci·a

se·quên·ci·a

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de seguir. = SEGUIMENTO

2. Continuação do que foi iniciado. = SEGUIMENTO, SUCESSÃO

3. Conjunto de coisas seguidas ou ordenadas. = ORDEM, SÉRIE, SUCESSÃO

4. Série seguida de cartas do mesmo naipe ou de cartas com valores seguidos.

5. [Cinema, Televisão] [Cinema, Televisão] Conjunto de cenas ou planos com uma unidade de espaço ou de acção.

6. [Liturgia] [Liturgia] Trecho que se reza à missa depois da Epístola.

etimologiaOrigem etimológica:latim sequentia, -ae, plural neutro de sequens, -entis, particípio presente de sequor, sequi, seguir, acompanhar.

grafiaGrafia no Brasil:seqüência.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:sequência.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: seqüência.
grafiaGrafia em Portugal:sequência.
seqüênciaseqüência


Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Vi a definição de ideal e constava "conjunto imaginário de perfeições que não podem ter realização completa". Queria confirmar com vocês, no caso, se o verbo "poder" não deveria conjugar com "conjunto"? Desta forma, seria "o conjunto não pode" ao invés de "o conjunto não podem". Ou existe a possibilidade de se concordar com "perfeições"? Me soa como o mesmo caso de conjugar "a maioria", em que também o verbo vai para o singular.
A definição referida ("conjunto imaginário de perfeições que não podem ter realização completa") não é uma frase completa. O pronome relativo "que", refere-se a "perfeições" e não ao "conjunto", isto é, são as "perfeições que não podem ter realização completa" e não o "conjunto". Seria, no entanto, possível e correcta outra formulação, se o foco estivesse no "conjunto [...] que não pode ter realização completa", mas cremos que, neste caso, a definição teve intenção de se focar nas "perfeições que não podem ter realização".
Note-se que as definições de dicionário geralmente não têm frases completas, nem verbo principal. Como se trata da definição de um nome ou substantivo, a definição é um grupo nominal, Se integrarmos este grupo nominal numa frase completa, o verbo principal concordará preferencialmente com o núcleo do sintagma nominal (ex.: [o conjunto imaginário de [perfeições que não podem ter realização completa]] pode ser chamado de ideal). Nesse caso, seria um caso de concordâncias em frases com dois núcleos nominais, ligados normalmente por preposição, assunto sobre o qual poderá consultar a resposta à dúvida concordâncias com grupos nominais de estrutura complexa.