PT
BR
Pesquisar
Definições



sentinela-de-garganta-laranja

A forma sentinela-de-garganta-laranjaé[nome feminino ou masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sentinela-de-garganta-laranjasentinela-de-garganta-laranja
|né| |né|
( sen·ti·ne·la·-de·-gar·gan·ta·-la·ran·ja

sen·ti·ne·la·-de·-gar·gan·ta·-la·ran·ja

)


nome feminino ou masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Macronyx capensis) da família dos motacilídeos. = SENTINELA-DO-CABO

etimologiaOrigem etimológica: sentinela + de + garganta + laranja.
sentinela-de-garganta-rosadasentinela-de-garganta-rosada
( sen·ti·ne·la·-de·-gar·gan·ta·-ro·sa·da

sen·ti·ne·la·-de·-gar·gan·ta·-ro·sa·da

)


nome feminino ou masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Macronyx ameliae) da família dos motacilídeos. = SENTINELA-VERMELHA, SENTINELA-VERMELHO

etimologiaOrigem etimológica: sentinela + de + garganta + rosada, feminino de rosado.
sentinela-de-garganta-laranjasentinela-de-garganta-laranja


Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Acredito que exista a palavra marrom, relacionada à cor em nosso idioma, portanto gostaria que vocês a incluíssem.
A palavra marrom existe de facto no português do Brasil, com o sentido da cor que referiu, vindo atestada em diversos dicionários brasileiros. Todavia, o dicionário que consultou, o Dicionário da Língua Portuguesa On-line, da responsabilidade da Texto Editores, foi feito de acordo com o português europeu, variedade de português onde marrom não é utilizado, mas sim castanho. É por esse motivo que não encontra marrom nas suas pesquisas.