Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

sempiternamente

sempiternamentesempiternamente | adv.
derivação de sempiternosempiterno
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sem·pi·ter·na·men·te sem·pi·ter·na·men·te


(sempiterno + -mente)
advérbio

De modo sempiterno.


sem·pi·ter·no |é|sem·pi·ter·no |é|


adjectivo
adjetivo

1. Que não teve princípio nem há-de ter fim.

2. Duradouro; perpétuo.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "sempiternamente" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...contemporánea, porque si el tiempo nunca es idéntico, la descripción del mismo debe ser sempiternamente nueva)..

Em Entropía (las apostillas)

Ou ao stress de pensar que estaremos sempiternamente confinados ao trabalho que temos - "NUNCA HEI-DE SAIR DAQUI VALHA-ME DEUS ESTOU CONDENADA"..

Em hibisco.blogs.sapo.pt

Desde que adquiri consciência de que essa festa comemorada sempiternamente no dia 25 de dezembro era um fraude, um logro, como dizem os eruditos,...

Em evaneucio89.blogs.sapo.pt

Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos, sempiternamente as mesmices convencionais!!

Em marcosresende21.blogs.sapo.pt

É o que ambiciono sempiternamente ser e, sem tirar nem pôr, serei até morrer..

Em marcosresende11.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como se pode classificar gramaticalmente a frase assentar como uma luva?
A expressão idiomática assentar como uma luva pode ser classificada como uma locução verbal, pois sintacticamente o seu comportamento é equivalente ao de um verbo.



O substantivo "primeiro-ministro" pode ser flexionado para "primeira-ministra" ? Li esta expressão em um site do Governo do Brasil, e achei um bocado estranha: "2012 – Visita ao Brasil da Primeira-Ministra Julia Gillard. Relações bilaterais elevadas ao nível de Parceria Estratégica"
Presentemente, a palavra primeiro-ministro designa um chefe de governo do sexo masculino (ex.: O primeiro-ministro falou à imprensa) e a palavra primeira-ministra designa um chefe de governo do sexo feminino (ex.: A primeira-ministra reuniu-se com o presidente da república).

A hesitação na utilização do termo masculino primeiro-ministro para designar um referente feminino (ex.: A primeiro-ministro da Noruega é da mesma opinião) resulta do facto de esse cargo ter sido, durante muitos anos, maioritariamente desempenhado por pessoas do sexo masculino, tal como muitas outras profissões (ex.: juiz, presidente, etc.). As palavras designativas destes cargos foram sendo registadas na tradição lexicográfica como substantivos masculinos, reflectindo esse facto.

Porém, à medida que a sociedade em que vivemos se vai alterando, torna-se necessário designar novas realidades, como seja o caso da feminização dos nomes de algumas profissões, decorrente do acesso da população feminina a tais cargos. Por exemplo, as palavras chefe, presidente, comandante passaram a ser usadas e registadas nos dicionários como substantivos comuns de dois, ou seja, com uma mesma forma para os dois géneros, sendo o feminino ou o masculino indicado nos determinantes com que coocorrem, que flexionam em género, consoante o sexo do referente: havia o chefe e passou a haver a chefe (veja-se, a este propósito, a dúvida relativa a capataz). De igual modo, surgiram primeiras-ministras, juízas, deputadas, vereadoras, governadoras, engenheiras, etc. No primeiro caso optou-se por formas invariáveis, no último, por formas flexionáveis.

Pode persistir alguma resistência na aceitação destes termos flexionados. No entanto, a estranheza inicial de uma forma flexionada como primeira-ministra tem-se esbatido à medida que estas palavras surgem regularmente na imprensa escrita e falada. Prova disto é o número de ocorrências da forma feminina em corpora e nos resultados dos motores de busca na Internet.

pub

Palavra do dia

neu·ro·ti·cis·mo neu·ro·ti·cis·mo


(neurótico + -ismo)
nome masculino

[Psicologia]   [Psicologia]  Tendência para comportamentos neuróticos (ex.: escala de neuroticismo).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/sempiternamente [consultado em 18-10-2021]