PT
BR
Pesquisar
Definições



semi-sintético

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
semi-sintéticosemissintéticosemi-sintéticosemissintético
( se·mi·-sin·té·ti·co se·mis·sin·té·ti·co

se·mi·-sin·té·ti·co

se·mis·sin·té·ti·co

)


adjectivoadjetivo

Que resulta de uma reacção que altera um produto ou matéria-prima natural (ex.: droga semi-sintética, óleo de motor semi-sintético).

etimologiaOrigem etimológica:semi- + sintético.
iconPlural: semi-sintéticos.
sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: semissintético.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: semi-sintético.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:semissintético.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: semi-sintético.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como é correcto? Junta de Freguesia do Samouco ou Junta de Freguesia de Samouco?
A utilização do topónimo Samouco com o artigo definido (ex.: Junta de Freguesia do Samouco) parece ser bastante mais frequente do que a sua utilização sem artigo (ex.: Junta de Freguesia de Samouco), a avaliar por pesquisas em corpora e motores de busca da Internet, o que se poderá explicar pelo facto de o topónimo ter origem no nome comum samouco.



Em "Ninguém te vai agradecer", qual a função sintáctica de te? Será complemento indirecto?
O pronome pessoal te pode desempenhar função de complemento directo (ex.: vi-te ontem) ou de complemento indirecto (ex.: dei-te um beijo). No caso em apreço, o pronome te desempenha a função de complemento indirecto, uma vez que corresponde à pronominalização de uma construção do verbo agradecer como transitivo indirecto, com a preposição a (agradecer-te = agradecer a ti), podendo ocorrer com um complemento directo (ex.: ninguém te vai agradecer o favor = ninguém to vai agradecer).
Para determinar a função sintáctica deste pronome, é útil substituir a segunda pessoa gramatical (tu > te) pela terceira (ele > o/lhe), pois neste caso o complemento directo e o complemento indirecto têm formas diferentes, o para o complemento directo, lhe para o complemento indirecto (ex.: ninguém vai agradecer o favor ao rapaz > ninguém lhe vai agradecer o favor / *ninguém o vai agradecer o favor; o asterisco indica agramaticalidade).

Para dúvidas deste teor, poderá consultar uma obra como o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, dirigido por João Malaca CASTELEIRO (Lisboa: Texto Editores, 2007), que contém a explicitação das funções sintácticas de cada verbo.