PT
BR
Pesquisar
Definições



saudinha

A forma saudinhapode ser [derivação feminino singular de saúdesaúde] ou [interjeição].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
saudinhasaudinha
|a-u| |a-u|
( sa·u·di·nha

sa·u·di·nha

)


interjeição

Diz-se ao despedir de alguém, a desejar-lhe boa saúde.

etimologiaOrigem etimológica: saúde + -inha, feminino de -inho.
saúdesaúde
( sa·ú·de

sa·ú·de

)


nome feminino

1. Estado geral de um corpo (ex.: estar de boa saúde; não compareceu por motivos de saúde; problemas de saúde; saúde frágil).

2. Estado de bem-estar e equilíbrio físico, mental e psicológico (ex.: desejamos-lhe muita saúde; espero recuperar a saúde).DOENÇA, ENFERMIDADE

3. Força, robustez ou vigor (ex.: ainda tenho muita saúde).

4. Conjunto dos organismos administrativos e hospitalares que prestam assistência médica (ex.: casa de saúde).

5. Situação ou estado geral de algo (ex.: o clube está de boa saúde; estamos preocupados com a saúde financeira da empresa).

6. Brinde ou saudação a alguém (ex.: vamos fazer uma saúde aos avós).


interjeição

7. Expressão usada para desejar bem-estar ou felicidade a alguém, geralmente em brindes ou despedidas.

8. Expressão que se dirige a alguém que acabou de espirrar para lhe desejar saúde.


saúde pública

[Medicina] [Medicina]  Conjunto das condições de saúde, de higiene e de assistência da população, geralmente objecto de organização e regulamentação pelo poder público (ex.: a poluição traz riscos para a saúde pública; a depressão pode ser um problema de saúde pública).

[Medicina] [Medicina]  Ramo da medicina que estuda a saúde da população em geral e das comunidades e que inclui a medicina preventiva, a higiene e o estudo de epidemias (ex.: especialização em saúde pública).

etimologiaOrigem etimológica: latim salus, -utis, bom estado físico, salvação, salvaguarda.
saudinhasaudinha


Dúvidas linguísticas



Ouve-se em certos telejornais expressões como a cujo ou em cujo; contudo gostaria de saber se gramaticalmente a palavra cujo pode ser antecedida de preposição.
O uso do pronome relativo cujo, equivalente à expressão do qual, pode ser antecedido de preposição em contextos que o justifiquem, nomeadamente quando a regência de alguma palavra ou locução a tal obrigue. Nas frases abaixo podemos verificar que o pronome está correctamente empregue antecedido de várias preposições (e não apenas a ou em) seleccionadas por determinadas palavras (nos exemplos de 1 e 2) ou na construção de adjuntos adverbiais (nos exemplos de 3 e 4):

1) O aluno faltou a alguns exames. O aluno reprovou nas disciplinas a cujo exame faltou. (=O aluno reprovou nas disciplinas ao exame das quais faltou);
2) Não haverá recurso da decisão. Os casos serão julgados pelo tribunal, de cuja decisão não haverá recurso. (=Os casos serão julgados pelo tribunal, dadecisão do qual não haverá recurso);
4) Houve danos em algumas casas. Os moradores em cujas casas houve danos foram indemnizados. (=Os moradores nas casas dos quais houve danos foram indemnizados);
5) Exige-se grande responsabilidade para o exercício desta profissão. Esta é uma profissão para cujo exercício se exige grande responsabilidade. (=Esta é uma profissão para o exercício da qual se exige grande responsabilidade).




Qual a palavra correcta para definir a parte do dia que tem claridade?
Como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, dia é a palavra adequada para designar o tempo que decorre entre o nascer e o pôr-do-sol, ou seja, a parte do dia (“duração de uma rotação da terra sobre si mesma”) que tem claridade.