Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
saudinhasaudinha | interj.
derivação fem. sing. de saúdesaúde
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sa·u·di·nha |a-u| sa·u·di·nha |a-u|
(saúde + -inha)
interjeição

Diz-se ao despedir de alguém, a desejar-lhe boa saúde.


sa·ú·de sa·ú·de
(latim salus, -utis)
substantivo feminino

1. Estado de bem-estar físico, mental e psicológico.

2. Robustez; vigor.

interjeição

3. Expressão usada para desejar bem-estar ou felicidade a alguém, geralmente em brindes ou despedidas.

4. Expressão que se dirige a alguém que acabou de espirrar para lhe desejar saúde.

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Peço auxílio para a composição de palavras com prefixos gregos e latinos. Quando são em justaposição e quando são em aglutinação? Minha dúvida neste momento é com a palavra intra + esclerótico.
A existência ou não de hífen depois de prefixos gregos e latinos é difícil de sistematizar em poucas linhas, pois isso difere consoante os prefixos (há até divergências ligeiras entre a norma europeia e a norma brasileira do português, por serem diferentes as obras de maior referência neste aspecto).

No caso de intra- (este caso aplica-se também aos prefixos contra-, extra-, infra-, supra- e ultra-), de acordo com a Base XXIX do Acordo Ortográfico de 1945, deve usar-se hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: intra-arterial, intra-ocular), h (ex.: intra-hepático), r (ex.: intra-raquidiano) ou s (ex.: intra-sinovial). Assim sendo, deve escrever-se intra-esclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1945, para o português de Portugal, ou o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil.

Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, e segundo a Base XVI, o prefixo intra- (assim como todos os prefixos ou elementos prefixais com o mesmo contexto ortográfico, isto é, terminados na letra a) deve aglutinar-se sempre com o elemento seguinte (ex.: intraocular), excepto se este começar por a (ex.: intra-arterial) ou h (ex.: intra-hepático). No caso de o elemento seguinte começar por r ou s, essas consoantes devem ser dobradas (ex.: intrarraquidiano, intrassinovial). Assim sendo, deve escrever-se intraesclerótico segundo o Acordo Ortográfico de 1990.

pub

Palavra do dia

za·re·lho |â| ou |ê| za·re·lho |ê|
(origem obscura)
substantivo masculino

1. [Informal]   [Informal]  Indivíduo que se intromete em tudo. = METEDIÇO

2. [Informal]   [Informal]  Indivíduo ou jovem irrequieto. = TRAQUINAS, TRAVESSO

3. [Informal]   [Informal]  Pessoa que mostra falta de bom senso. = DOIDIVANAS, ZARANZA

4. [Armamento]   [Armamento]  Peça que segura a bandoleira à espingarda.

5. [Portugal: Minho]   [Portugal: Minho]  Indivíduo um pouco gago.

Confrontar: zaralho.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/saudinha [consultado em 18-08-2019]