PT
BR
Pesquisar
Definições



saracurinha-da-inacessível

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
saracurinha-da-inacessívelsaracurinha-da-inacessível
( sa·ra·cu·ri·nha·-da·-i·na·ces·sí·vel

sa·ra·cu·ri·nha·-da·-i·na·ces·sí·vel

)


nome feminino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave gruiforme (Laterallus rogersi) da família dos ralídeos, de plumagem, bico e pés escuros, considerada a mais pequena ave não voadora, endémica do arquipélago de Tristão da Cunha. = FRANGO-DE-ÁGUA-DA-INACESSÍVEL

etimologiaOrigem etimológica: saracura + -inha, feminino de -inho + da + Inacessível, topónimo [ilha do sul do Atlântico, no arquipélago de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha].
vistoPlural: saracurinhas-da-inacessível.
iconPlural: saracurinhas-da-inacessível.
saracurinha-da-inacessível saracurinha-da-inacessível

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Tenho uma dúvida com uma forma verbal: mante-lo-à (inserido numa frase do tipo este jogo mante-lo-à entretido durante séculos). É apenas com um acento no A e é um acento grave, certo? Agradecia imenso se me enviassem a forma correcta de escrever esta forma verbal e já agora, que regra é que se aplica na formulação e conjugação destes tempos verbais menos usuais.


Podemos aportuguesar a palavra de origem francesa palettes para paletes? Em caso afirmativo, não ficará a acentuação e, por conseguinte, a pronúncia alterada?