PT
BR
Pesquisar
Definições



saqueemos

A forma saqueemospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de saquearsaquear] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de saquearsaquear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
saquearsaquear
( sa·que·ar

sa·que·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Despojar com violência.

2. Roubar.

3. Devastar.

etimologiaOrigem etimológica:sacar + -ear.

Auxiliares de tradução

Traduzir "saqueemos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).