Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
salamalequesalamaleque | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sa·la·ma·le·que sa·la·ma·le·que
(árabe salam'alaik, a paz esteja convosco [fórmula de saudação])
substantivo masculino

1. Saudação entre os muçulmanos.

2. [Informal]   [Informal]  Cumprimento afectado ou exagerado; grande reverência ou mesura. = RAPAPÉ

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "salamaleque" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Sou da Colômbia, estudo português e tenho dúvida no uso do Ç na ortografia.
O cê-cedilha ou cê cedilhado é um sinal gráfico (ç) que representa o som [s] antes das vogais a (ex.: cabeça), o (ex.: moço) ou u (ex.: açúcar). Este sinal nunca se usa antes das vogais e (ex.: cabecear) ou i (ex.: mocinho), pois nesses casos o cê sem cedilha (c) já tem o valor de [s]. Este sinal nunca surge em português em início de palavra.

Poderá encontrar esta e outras informações sobre assuntos semelhantes em Sinais ortográficos, na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.




Gostaria de saber se a palavra desadequabilidade existe, se está correcta ou incorrectamente escrita, e qual seria a alternativa.
Ainda que não se encontre em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, a palavra desadequabilidade encontra-se bem formada, através da aposição do sufixo de negação des- ao substantivo adequabilidade. No entanto, o uso do substantivo inadequabilidade (com o prefixo de negação in-) seria mais aconselhado, uma vez que se encontra registado na maior parte dos dicionários de língua portuguesa e apresenta uso generalizado, a julgar pelas pesquisas efectuadas em corpora e na Internet.
pub

Palavra do dia

guil·da guil·da
(francês guilde)
substantivo feminino

1. [História]   [História]  Organização de mercadores, de operários ou artistas ligados entre si por um juramento de entreajuda e de defesa mútua.

2. Associação privada, de interesse cultural.

3. [Ecologia]   [Ecologia]  Conjunto das espécies que exploram o mesmo tipo de recursos ecológicos (ex.: guilda granívora; guilda pelágica; guilda trófica).

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/salamaleque [consultado em 13-11-2018]