PT
BR
Pesquisar
Definições



rodízios

A forma rodíziosé [masculino plural de rodíziorodízio].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rodíziorodízio
( ro·dí·zi·o

ro·dí·zi·o

)


nome masculino

1. Madeiro em cuja extremidade estão as penas que a água põe em movimento (nas azenhas).

2. Rodinha de pé de cama, de piano, de sofá, etc.

3. Dispositivo móvel que gira em torno de um eixo para condicionar o acesso e a passagem de pessoas. = TORNIQUETE

4. [Artilharia] [Artilharia] Peça que gira acompanhando no seu movimento a boca-de-fogo para que esta fique na direcção conveniente.

5. Revezamento de indivíduos na realização de uma tarefa ou de um serviço. = ALTERNÂNCIA, ROTATIVIDADE

6. Sistema de serviço em restaurantes onde, por um preço fixo, são apresentados rotativamente diversos pratos e especialidades aos clientes.

7. [Brasil] [Brasil] Sistema que estabelece restrições à circulação de determinados veículos em determinado lugar ou durante determinado período de tempo (ex.: a eficácia do rodízio na cidade de São Paulo não é consensual).

Confrontar: rodício.
rodíziosrodízios


Dúvidas linguísticas



Agradeço que me esclareça sobre como devo pronunciar a palavra nevo.
Considerando que a origem da sua dúvida reside na leitura da primeira sílaba da palavra nevo, ela é lida com o som de é aberto [È], como na primeira sílaba da palavra voa.



Qual o texto correcto: peço-lhe para ele cá vir ou peço para ele cá vir?
Ambas as frases que refere estão correctas.

Na primeira, o verbo selecciona um complemento indirecto (o pronome oblíquo lhe) e um complemento directo sob a forma de oração completiva com valor nominal (para ele cá vir). Na segunda, o verbo pedir está a ser usado como transitivo directo, pois selecciona apenas o complemento directo.

Como o verbo pedir pode ser usado como transitivo directo (seleccionando apenas um complemento directo, como em pediu um café), transitivo indirecto (seleccionando apenas um complemento indirecto, como em pediu pelas vítimas da catástrofe) ou bitransitivo (seleccionando um complemento directo e um indirecto, como em pediu um café ao empregado), ambas as frases encontram-se correctamente formadas.