PT
BR
Pesquisar
Definições



ridículos

A forma ridículosé [masculino plural de ridículoridículo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ridículoridículo
( ri·dí·cu·lo

ri·dí·cu·lo

)


adjectivoadjetivo

1. Digno de riso zombeteiro; merecedor de escárnio (ex.: roupa ridícula). = GROTESCO

2. Que tem pouco valor ou pouca importância (ex.: destaque ridículo; preço ridículo). = INSIGNIFICANTE, IRRISÓRIO


nome masculino

3. O que provoca ou torna merecedor de riso ou de escárnio.

4. Pessoa ridícula.

5. Zombaria, escárnio.

etimologiaOrigem etimológica:latim ridiculus, -a, -um, que faz rir.
Ver também resposta à dúvida: pronúncia de ridículo, de ministro e de vizinho.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ridículos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Quero usar Mundo Afora como nome de uma agência de viagens e intercâmbio. Nesse caso, afora tem sentido de exclusão? Esse nome será um erro?
Não há qualquer motivo para considerar errada a designação mundo afora. A palavra afora tem o significado ‘para fora ou pelo exterior’ (ex.: atirou a roupa pela janela afora) ou ‘através de uma extensão ou duração’ (ex.: decidiu viajar pelo mundo afora; pela vida afora conheceu muitos países). Afora só terá sentido de exclusão, sendo sinónimo de excepto, quando usado como preposição (ex.: não convidou ninguém para a festa afora os familiares).