PT
BR
Pesquisar
Definições



revoluteia

A forma revoluteiapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de revolutearrevolutear] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de revolutearrevolutear].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
revolutearrevolutear
( re·vo·lu·te·ar

re·vo·lu·te·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Revolver-se.

2. Esvoaçar, adejar.

revoluteiarevoluteia


Dúvidas linguísticas



Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).




Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).