PT
BR
Pesquisar
Definições



revogados

A forma revogadospode ser [masculino plural de revogadorevogado] ou [masculino plural particípio passado de revogarrevogar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
revogarrevogar
( re·vo·gar

re·vo·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tornar nulo. = ANULARVALIDAR

2. Tirar o efeito a, fazer com que deixe de vigorar.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: REVOCAR

etimologiaOrigem etimológica:latim revoco, -are, tornar a chamar, restabelecer, fazer revirar, afastar, desviar, revogar, anular.
revogadorevogado
( re·vo·ga·do

re·vo·ga·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se revogou.

2. Que ficou sem efeito ou sem acção. = ABOLIDO

etimologiaOrigem etimológica:particípio de revogar.
revogadosrevogados

Auxiliares de tradução

Traduzir "revogados" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




Minha dúvida é: Por que passei a vida estudando que o correto é falar para eu fazer, para eu comer, e etc., se a frase É fácil para mim estudar não está errada? Podem explicar essa última frase.
De facto, nos contextos exemplificados com duas orações na resposta para eu/para mim (ex.: isto é para eu fazer), deverá ser usado o pronome sujeito, pois na oração para eu fazer, o pronome desempenha essa função de sujeito. No caso do exemplo É fácil para mim estudar, o contexto é semelhante àquele referido na resposta pronomes pessoais rectos e oblíquos, em que o pronome não desempenha a função de sujeito, pois esta frase pode ser decomposta em Estudar [sujeito] é fácil [predicado] para mim [adjunto adverbial de interesse].