PT
BR
Pesquisar
Definições



revisionismo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
revisionismorevisionismo
( re·vi·si·o·nis·mo

re·vi·si·o·nis·mo

)


nome masculino

1. [Política] [Política] Posição dos que põem em causa as bases fundamentais de uma doutrina (particularmente do marxismo).

2. Posição dos que põem em causa uma lei, um julgamento.

3. Posição dos que negam as atrocidades cometidas nos campos de concentração nazis durante a Segunda Guerra Mundial, nomeadamente a existência e o funcionamento das câmaras de gás.

etimologiaOrigem etimológica:latim revisio, -onis, revisão + -ismo.

Auxiliares de tradução

Traduzir "revisionismo" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Na frase Estás em casa?, ao respondermos Estou, sim, a vírgula deve aparecer na resposta ou não? Outro exemplo: Queres? e a resposta: Quero sim.
Segundo alguns gramáticos, como Celso Cunha e Lindley Cintra na Nova Gramática do Português Contemporâneo (14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 646), a vírgula deve ser usada em frases curtas deste tipo, sendo uma forma de realçar a resposta afirmativa (já contida nas formas verbais estou e quero) à questão colocada. De facto, as frases são afirmativas quando não têm uma partícula de negação; o advérbio de afirmação sim não está, por isso, a modificar directamente o verbo, como estariam os advérbios destacados em frases como Não estou ou Quero urgentemente, sendo antes usado como forma de enfatizar ou intensificar toda a oração.