PT
BR
Pesquisar
Definições



revelaçõezitas

A forma revelaçõezitasé [derivação feminino plural de revelaçãorevelação].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
revelaçãorevelação
( re·ve·la·ção

re·ve·la·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de revelar ou de revelar-se.

2. Coisa que é revelada.

3. Denúncia necessária.

4. Base de todas as religiões monoteístas.

5. Religião revelada.

6. [Figurado] [Figurado] Inspiração; conhecimento súbito.

7. [Fotografia] [Fotografia] Acção de revelar uma película sensível, um negativo ou uma cópia fotográfica.

8. [Fotografia] [Fotografia] Negativo ou cópia fotográfica revelada.

etimologiaOrigem etimológica:latim revelatio, -onis.
revelaçõezitasrevelaçõezitas


Dúvidas linguísticas



A expressão "para inglês ver", utilizada no Brasil, tem o sentido de algo que é feito apenas para atender uma formalidade, sem funcionar na prática, ou significa algo que tem ares de perfeição, de excelência na sua qualidade?
A expressão para inglês ver, utilizada quer no Brasil quer em Portugal, tem o significado “sem validade real, apenas para efeitos de imagem ou aparência” (ex.: o seu cargo era só para inglês ver; fizeram obras de recuperação no edifício para inglês ver).



Porque escrevemos Henrique com um r e não dois rr? Qual a regra?
A ortografia é um conjunto de regras convencionadas e, na maioria das vezes, é o utilizador da língua que mais lê e mais consulta obras de referência, como dicionários, prontuários e afins, que melhor conhece essas regras e que melhor escreve. Há, no entanto, algumas indicações úteis, no caso da letra r:

a) O erre simples (r) representa o som [R] (consoante vibrante velar) em início de palavra (ex.: rasar, régua, rua), a seguir a uma vogal nasal (ex.: Henrique, honra, tenro), ou em início de sílaba a seguir a uma consoante (ex.: israelita, melro).

b) O erre simples (r) representa o som [r] (consoante vibrante alveolar) em contexto intervocálico, antecedido de vogal oral (ex.: cara, puro), nos grupos consonânticos br, cr, dr, fr, gr, pr, tr e vr (ex.: abrir, credo, coldre, fraco, grua, imprimir, latrina, nevrose), ou em final de sílaba (ex.: cargo, partir, querer, surto); o erre simples nunca representa o som [r] em início de palavra.

c) O erre dobrado (rr) representa sempre o som [R] e apenas em contextos intervocálicos (ex.: barra, errado, mirra, socorro, urro), nunca em início de palavra ou depois de consoante.