PT
BR
Pesquisar
Definições



restabelecidas

A forma restabelecidaspode ser [feminino plural de restabelecidorestabelecido] ou [feminino plural particípio passado de restabelecerrestabelecer].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
restabelecerrestabelecer
|cê| |cê|
( res·ta·be·le·cer

res·ta·be·le·cer

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Repor no antigo estado ou em condições melhores.

2. Reimplantar ou instituir de novo.

3. Reformar, restaurar.


verbo pronominal

4. Recuperar a saúde.

5. Tornar ao estado em que estava (ex.: a ordem restabeleceu-se).

etimologiaOrigem etimológica: re- + estabelecer.
restabelecidorestabelecido
( res·ta·be·le·ci·do

res·ta·be·le·ci·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que recuperou a saúde.

2. Que voltou ao estado primitivo ou normal.

restabelecidasrestabelecidas

Auxiliares de tradução

Traduzir "restabelecidas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O correto é escrever " Viemos " ou "Vimos" através desta...?
O verbo vir é muito usado na correspondência formal ou institucional para introduzir o assunto, em expressões como "venho por este meio requerer..." ou "venho através desta solicitar...", ou "vimos por este meio requerer..." ou "vimos através desta solicitar...", com um remetente colectivo (por exemplo, um grupo de cidadãos) ou com o uso do plural majestático ou de modéstia. Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).



Com a nova terminologia como é classificada a palavra "inverno"? Nome próprio ou comum? Esta dúvida prende-se ao facto de este vocábulo passar a ser escrito com letra minúscula por força do novo acordo ortográfico.
A classificação da palavra "inverno" não muda com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, pois este acordo visa alterar apenas a ortografia e não a classificação das classes de palavras.

Para além da convenção de usar maiúsculas em início de frase e das opções estilísticas de cada utilizador da língua, o uso de maiúsculas está previsto pelos documentos legais que regulam a ortografia do português (o Acordo Ortográfico de 1990, ou, anteriormente, o Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, e o Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil).

O Acordo Ortográfico de 1990 deixou de obrigar as maiúsculas, por exemplo, nas estações do ano, mas deve referir-se que o Acordo Ortográfico de 1945 também não obrigava a maiúscula inicial nas palavras "inverno", "primavera", "verão" e "outono" nos significados que não correspondem a estações do ano (ex.: o menino já tem 12 primaveras [=anos]; este ano não tivemos verão [=tempo quente]; o outono da vida).

Um nome próprio designa um indivíduo ou uma entidade única, específica e definida. Antes ou depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, a palavra "inverno" tem um comportamento que a aproxima de um nome comum, pois admite restrições (ex.: tivemos um inverno seco ) e pode variar em número (ex.: já passámos vários invernos no Porto), havendo inclusivamente uma acepção da palavra em que é sinónima de "ano" (ex.: era um homem já com muitos invernos).

A reflexão acima aplica-se a outras divisões do calendário (nomeadamente nomes de meses e outras estações do ano).