PT
BR
Pesquisar
Definições



responso

A forma responsopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de responsarresponsar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
responsoresponso
( res·pon·so

res·pon·so

)


nome masculino

1. [Religião católica] [Religião católica] Antífona que se canta depois das lições e dos capítulos.

2. [Informal, Figurado] [Informal, Figurado] Descompostura; murmuração; ralho.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:responsorial, responsório.
responsarresponsar
( res·pon·sar

res·pon·sar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Rezar responsos por.

2. [Popular] [Popular] Falar mal de alguém.

3. [Popular] [Popular] Rezar responsos a Santo António para que alguma coisa perdida reapareça.

4. [Portugal: Beira, Popular] [Portugal: Beira, Popular] Tratar mal, rogar pragas a.

etimologiaOrigem etimológica:responso + -ar.


Dúvidas linguísticas



Como escrevo auto percepção? Junto, com hífen, ou separado?
A palavra autopercepção escreve-se sem hífen, antes ou depois da aplicação das regras para o uso do hífen preconizadas pelo Acordo Ortográfico de 1990 (na norma do Português de Portugal, com a aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, deverá escrever-se autoperceção, uma vez que o -p- não pronunciado deve deixar de ser escrito).

Antes da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por vogal (ex.: auto-afirmação), h (ex.: auto-hemoterapia), r (ex.: auto-rádio) ou s (ex.: auto-satisfação).

Depois da aplicação das regras do Acordo Ortográfico de 1990, o prefixo auto- só se escreve com hífen antes de palavras iniciadas por o (ex.: auto-observação) ou h (ex.: auto-hemoterapia). Quando o prefixo é seguido de r ou s, estas consoantes são duplicadas (ex.: autorrádio, autossatisfação).




Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.