Significado de resilir-no-las

    A forma resilir-no-laspode ser [infinitivo de resilirresilir], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de resilirresilir], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de resilirresilir], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de resilirresilir] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de resilirresilir].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    resilirresilir
    ( re·si·lir

    re·si·lir

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tornar nulo ou sem efeito. = RESCINDIR

    2. Voltar para trás.

    3. Saltar, escapar, resvalar.

    etimologiaOrigem:latim resilio, -ire, saltar para trás, voltar para trás, reduzir-se, afastar-se, ressaltar, brotar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    resilir | v. tr.

    Tornar nulo ou sem efeito....

    Histórico de pesquisas

    A palavra "resilir-no-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual ou quais destas frases é que estão correctas a nível da colocação das vírgulas: A - O João prometeu que saía connosco e quando chegou o dia cumpriu o prometido. B - O João prometeu que saía connosco e , quando chegou o dia combinado cumpriu a promessa. C - O João prometeu que saía connosco e, quando chegou o dia combinado, cumpriu a promessa.


      Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".