Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

reixelo

reixeloreixelo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

rei·xe·lo |ê|rei·xe·lo |ê|


nome masculino

1. [Portugal: Beira, Trás-os-Montes]   [Portugal: Beira, Trás-os-Montes]  Cabrito; leitão; carneiro novo; chibarro.

2. [Regionalismo]   [Regionalismo]  Porco.

3. [Antigo]   [Antigo]  Macho da cabra montês.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

258 Sexta-feira, 16 de Abril de 2021 P edro Cegonha Cobrica Reixelo , profissional solitário de antiquárias coisas, levanta-se antes da primeira-luz há mais de quarent’anos..

Em daniel abrunheiro

...“OS HABITANTES DO BURGO, QUE NÃO POSSUÍAM REBANHOS, DIRIGIAM-SE ÀS FEIRAS PARA COMPRAR O REIXELO ..

Em Devaneios a Oriente

...“os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, dirigiam-se às feiras para comprar o reixelo ..

Em VISEU, terra de Viriato.

...saltar uma revoada de perdizes”,”uma revoada de estorninhos caíu sobre a cerdeira” rexelo ( reixelo )- cabritinho rezingão - refilão rigueiro - pequeno rio “Eu te batizo neste rigueiro,...

Em Águas Frias

...fez o queijo, lavou a roupa e teve filhos, talvez o marido matasse um reixelo pela

Em transportesentimental.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber qual é a grafia correcta para poster e seu plural, no sentido da apresentação destes posteres em congressos.
Além do anglicismo poster (“cartaz” ou “ampliação fotográfica”), os dicionários de língua portuguesa mais recentes registam ainda o seu aportuguesamento, que varia consoante se trate da norma europeia ou da norma brasileira do português. Assim, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Editorial Verbo, 2001), bem como o Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto: Porto Editora, 2004), propõem para a norma europeia do português o aportuguesamento póster (com indicação do plural pósteres) e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001), bem como o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Curitiba: Positivo, 2004), propõem para a norma brasileira do português o aportuguesamento pôster (com indicação do plural pôsteres).



Devo usar o termo implementador, ou aconselham algum outro?
O vocábulo implementador parece ser de formação recente (a partir de implementar + sufixo -dor) e não se encontra averbado pelos principais dicionários de língua. Ainda assim, implementador obedece às regras de boa formação morfológica, tal como outros casos formados a partir do sufixo -dor (exprimindo a noção de "agente") e que já se encontram atestados lexicograficamente: alimentador, desfragmentador, instrumentador, etc.

Pesquisas em corpora e em motores de busca da Internet revelam que o termo implementador vem sendo usado, sobretudo na área da informática, como adjectivo (ex.: entidade implementadora, parceiros implementadores) e como substantivo, designando a pessoa ou a entidade que implementa (ex.: implementadores de páginas HTML, a empresa surgiu no mercado das tecnologias de informação como implementadora).

pub

Palavra do dia

al·var al·var


(alvo + -ar)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. De cor quase branca. = ALVACENTO, ALVADIO, ALVARINHO, ESBRANQUIÇADO

adjectivo de dois géneros e nome de dois géneros
adjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

2. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Que ou quem mostra pouca inteligência ou muita ingenuidade (ex.: cara alvar; não ia responder àquele alvar). = PARVO, PATETA, TOLO

nome masculino

3. [Viticultura]   [Viticultura]  Casta de uva branca.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/reixelo [consultado em 28-01-2022]