PT
BR
Pesquisar
Definições



reguladoras

A forma reguladorasé [feminino plural de reguladorregulador].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
reguladorregulador
|ô| |ô|
( re·gu·la·dor

re·gu·la·dor

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou o que regula ou serve para regular (ex.: botão regulador; o contrato foi estabelecido pelo regulador).DESREGULADOR

2. Diz-se de ou organismo que tem por função controlar e regular um campo de actividade (ex.: órgão regulador; regulador de mercado).


nome masculino

3. Instrumento ou dispositivo que serve para regular ou controlar algo (ex.: regulador de mergulho).

4. Autoridade responsável pela regulamentação ou supervisão de um sector de actividade.

5. Relógio de precisão pelo qual os relojoeiros regulam outros relógios.

etimologiaOrigem etimológica:regular + -dor.

Auxiliares de tradução

Traduzir "reguladoras" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.