PT
BR
Pesquisar
Definições



redúctase

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
redúctaseredúctase
redúctase


nome

(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)

Anagramas



Dúvidas linguísticas


Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).



Tenho ouvido pronunciar a palavra taquicardia de duas maneiras diferentes e há muito que tenho esta dúvida. Como a devo pronunciar? Acentuando a última sílaba -ía, ou a penúltima -árdia?
A palavra taquicardia é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na pronúncia da penúltima sílaba -di- (-a é a última sílaba), preconizado pelo étimo grego kardía (“coração”). Não havendo um acento gráfico que indique o contrário ou outro contexto que justifique acentuação de intensidade diferente, a palavra segue a regra de acentuação mais geral em português que torna grave a esmagadora maioria das palavras. A pronúncia desta palavra com acento de intensidade na antepenúltima sílaba (-car-) é incorrecta e desaconselhada; se esta palavra fosse esdrúxula, teria de apresentar acento gráfico (*taquicárdia; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: fábrica, férreo, ínsula, vómito, súbdito).