PT
BR
Pesquisar
Definições



recuperei

A forma recupereié [primeira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de recuperarrecuperar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
recuperarrecuperar
( re·cu·pe·rar

re·cu·pe·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Readquirir o perdido.

2. Continuar depois de um intervalo.

3. Desforrar-se de.

4. Reinserir (uma pessoa) na vida profissional ou social.


verbo pronominal

5. Restaurar-se; indemnizar-se.

6. O mesmo que recobrar.

etimologiaOrigem etimológica:latim recupero, -are, recuperar, retomar, voltar à posse de, libertar, salvar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "recuperei" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).




Qual a pronúncia correta da palavra epifania?
Quanto à acentuação, a palavra epifania termina no hiato (isto é, duas vogais contíguas que não fazem ditongo) ia e não tem nenhum acento gráfico antes, por isso tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (epifania).

Se a dúvida que nos coloca diz respeito à qualidade da vogal e, esta aparece no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo (Lisboa, 2001) e no Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora (Porto, 2004) transcrita com o som ê ([e] na transcrição fonética). No dicionário da Porto Editora surge ainda a transcrição da letra e com o som [i].
Os dicionários mencionados são dos poucos que contêm a transcrição fonética das suas entradas e podem ajudar a resolver algumas destas dúvidas, tendo sempre em conta que se trata de dicionários da norma europeia do português.