Significado de recozer-vo-lo

    A forma recozer-vo-lopode ser [infinitivo de recozerrecozer], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de recozerrecozer], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de recozerrecozer], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de recozerrecozer] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de recozerrecozer].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    recozerrecozer
    |ê| |ê|
    ( re·co·zer

    re·co·zer

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tornar a cozer.

    2. Cozer durante muito tempo.

    3. Pôr candente (o ferro) e deixá-lo arrefecer lentamente.

    4. Tirar a têmpera (a metais).

    5. [Figurado] [Figurado] Tornar melhor ou mais perfeito. = ABRANDAR, MELHORAR, RETEMPERAR

    6. Pensar insistentemente. = CISMAR, COGITAR, RUMINAR

    verbo transitivo e intransitivo

    7. Cozer demasiado.

    verbo intransitivo e pronominal

    8. Perder a frescura.

    etimologiaOrigem:re- + cozer.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: recoser.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "recozer-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    ensoado | adj.

    Murcho (pelo calor ou pelo vento suão); flácido....


    recouto | adj.

    Recozido (falando-se de metais)....


    recru | adj.

    Muito cru....


    caçoleta | n. f.

    Parte côncava da fecharia das armas na qual se punha a escorva....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "recozer-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de esclarecer algumas dúvidas relacionadas à ortografia dos vocábulos tecno-social e socioideológico. Além disso, gostaria de consultá-los sobre a ortografia de trouxada ("Ia eu, em rapazola, e mais outro, levando uma vaca caracu, trouxada e afrontada...") e iapa ("Às vezes, é o descuidado cavaleiro que já vai todo tranqüilo assobiando, quando a iapa do velho toca uma caixa de marimbondos que ferram o danado do cavalo, que dana a pular e larga o cabra na poeira.").
      Estes exemplos foram tirados de dois contos regionalistas e não encontro registro dessas palavras em nenhum dicionário.


      A questão da regência verbal sempre foi problemática na língua portuguesa e, se calhar, em todas as outras. Mas, uma das regências mais controversas é a do verbo apelar. Uns insistem que a preposição exigida por este verbo é a, enquanto outros consideram que é para. Qual será então a forma correcta? Por exemplo, devemos dizer o padre apelou os crentes para se manterem fiéis à doutrina ou o padre apelou aos crentes a manterem-se fiéis à doutrina?