Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

realimentação

realimentaçãorealimentação | n. f.
derivação fem. sing. de realimentarrealimentar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

re·a·li·men·ta·ção re·a·li·men·ta·ção


(realimentar + -ção)
nome feminino

1. Acto ou efeito de realimentar.

2. [Armamento]   [Armamento]  Carregamento de uma arma.

3. Alteração de uma acção num comportamento, num sistema ou num processo como consequência de outra acção desse mesmo comportamento, desse sistema ou desse processo. = RETROALIMENTAÇÃO


re·a·li·men·tar re·a·li·men·tar

- ConjugarConjugar

(re- + alimentar)
verbo transitivo e pronominal

Voltar a alimentar ou a alimentar-se.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...de apo para a melhoria do ambiente construído 1 Avaliação pós‑ocupação (APO) aplicada à realimentação do processo de projeto..

Em infohabitar - o blog do grupo habitar

Daí muitas concepções surgiram como, por exemplo, a da “ realimentação ” (feedback) e, mais tarde, a da programação dos movimentos..

Em oentardecer.blogs.sapo.pt

Daí muitas concepções surgiram como, por exemplo, a da “ realimentação ” (feedback) e, mais tarde, a da programação dos movimentos..

Em oentardecer.blogs.sapo.pt

...super-ricos e de seus representantes impulsiona diretamente uma desigualdade maior ao construir "circuitos de realimentação de reforço", que permitem aos vencedores do jogo obterem mais recursos para se saírem...

Em LUMINÁRIA

Os mecanismos de realimentação e autorreforço desencadeados pelo aquecimento global associam esse fenómeno a outros efeitos, como a...

Em Tupiniquim
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é a diferença entre as palavras benvindo e bem-vindo?
A palavra Benvindo (ou o feminino Benvinda) corresponde apenas a um nome próprio (ex.: o Benvindo já chegou a casa.). A palavra bem-vindo (e as suas flexões bem-vinda, bem-vindos, bem-vindas) corresponde ao adjectivo com o significado de ‘aceite, recebido ou acolhido com agrado, satisfação ou prazer’ (ex.: sentiu-se bem-vindo. aquela notícia não era bem-vinda. sejam muito bem-vindos a minha casa).



No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).
pub

Palavra do dia

del·tai·co del·tai·co


(delta + -aico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a um delta (ex.: depósitos deltaicos; região deltaica).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/realimenta%C3%A7%C3%A3o [consultado em 06-12-2021]