Significado de realentava-se-me

    A forma realentava-se-mepode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de realentarrealentar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de realentarrealentar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    realentarrealentar
    ( re·a·len·tar

    re·a·len·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    Dar novo alento a. = REVIGORAR

    etimologiaOrigem:re- + alentar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    Histórico de pesquisas

    A palavra "realentava-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se também é correcto escrever ouro ou louro. Normalmente utilizo, tanto na escrita como na fala, o ditongo oi, ou seja, loiro ou oiro. Não sei se estou certa, mas penso que o ditongo [ow] corresponde a um sistema linguístico mais antigo, que hoje em dia já não é muito utilizado.


      Vi hoje na TV (RTP 1 - Falar bem português) que maçapão se escreve com ç e não com ss. No vosso dicionário on-line aparece com o mesmo significado escrito das duas maneiras. Está correcto ou a RTP 1 está errada?